quarta-feira, 16 de julho de 2014

A sociedade sabe valorizar o que é realmente importante? Pergunte a um professor!


Já pararam para pensar sobre como valorizamos, enquanto sociedade, o que é relevante e indispensável?... Não?!... Então deixem-me ajudá-los sarcasticamente!

O edital do novo concurso da Câmara Municipal do Recife, por exemplo, lista 2 vagas para Consultor Legislativo, na área de Educação e Cultura, com salário de R$ 7.000,00, com carga horária semanal de 30h. O candidato deve ter graduação plena.

Agora, comparemos esses R$ 7.000,00 ao que um professor da Educação Básica (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) recebe como salário nominal por aqui:

Deixarei que os números falem por si.

A imagem abaixo representa o piso salarial dos professores da rede privada em Pernambuco. O Nível 1 refere-se aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 (1ª a 4ª séries ou 1º ao 5º anos); e o Nível 2 refere-se aos professores do Ensino Fundamental 2 (5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º anos) e do Ensino Médio.

Fonte: Sinpro-PE

A tabela seguinte representa o que é pago aos professores da rede estadual de Pernambuco:

Fonte: SINTEPE


E, para finalizar, o que é pago pela Prefeitura do Recife:

Fonte: SIMPERE



Então, como podem ver, os professores são altamente valorizados em nossa sociedade, e... como é que me disseram, mesmo?!... Ah, sim... "Reclamam de barriga cheia!"

Gibson





O Brasil de ontem e de hoje

Gibson da Costa Em 2013, incendiaram as ruas, em protestos contra a corrupção e o descaso. Em 2014, votaram absolut...